MAR DO SABER - Configurar conta Yahoo ou Gmail no Express

HABILITAR CONTAS DO YAHOO MAIL E GMAIL (Google) NO OUTLOOK EXPRESS
Quem usa o Windows, desde a versão 95 à versão Vista, tem o Outlook Express, (que, aqui, chamaremos apenas de Express) que é instalado no computador junto com o Windows; e quem usa o Outlook Express, não precisa ir a site algum para ler e enviar mensagens de e-mail, porque o Express cuida dessa tarefa até automaticamente se você assim desejar. Além disso, poderá enviar e receber as mensagens, via Express, estando conectado por qualquer provedor de acesso. Esta vantagem, além de livrar o internauta de ter que entrar no seu provedor para enviar e receber mensagens, poupa-o da chatice de ter que trocar de e-mail todas as vezes que muda de provedor, bem como da trabalheira de ter que enviar e-mails aos amigos, para solicitar que troquem o seu endereço antigo pelo novo. Para isto, basta ter conta no Gmail ou no Yahoo, habilitada no Express e, para não ter que ficar trocando de e-mail quando troca de provedor de Internet, marcar a conta Yahoo ou Gmail como conta-padrão.

Convém também antecipar logo que o Outlook Express não gerencia contas de e-mail do Hotmail e do MSN.  A Microsoft, que é proprietária de ambos os provedores, não permite recebimento e envio de mensagens dessas contas no Express.  Os que têm conta nesses dois provedores são obrigados a entrar no site para receber e enviar mensagens.  Portanto, se você tem conta num desses portais e, masoquistamente, prefere ficar com ela, nem precisa ler as instruções abaixo.

Seguem abaixo as instruções passo-a-passo para configurar a conta de e-mail Yahoo e Gmail no Outlook Express. A configuração foi dividida em duas fases. Nesta página, está a primeira fase. No final, há um link, direcionando para a fase seguinte.
Inicialmente, você precisa, logicamente, ir ao site do Yahoo ou do Gmail, que pertence ao Google, para criar uma conta de e-mail. É fácil. Basta responder a umas poucas perguntas, e a sua conta estará pronta. Para criar a conta de e-mail, escolha um dos servidores abaixo:

Clique em “Gmail” no menu superior horizontal e, na próxima página, clique em “Criar conta”. A partir daí, siga as instruções da página.

Clique em “Email”, que é a primeira opção da coluna à esquerda, e, na página seguinte, clique em “Criar uma nova conta”.

Tendo criado a conta de e-mail, seja no Yahoo, seja no Gmail, é hora de inseri-las no Express. Siga então o passo-a-passo descrito abaixo:
PARA INSERIR A CONTA GMAIL (Google) ou YAHOO NO OUTLOOK EXPRESS.

Abra o Outlook Express e, a partir da tela  principal do aplicativo, no menu superior, clique em FERRAMENTAS / CONTAS.
FIG – A

Na próxima tela, selecione a aba   EMAIL, clique em ADICIONAR   e em EMAIL...
FIG – B

Digite o nome ou apelido  que você quer que apareça no cabeçalho das mensagens que você enviará  para os seus destinatários, e clique em AVANÇAR.
FIG – C

Digite o endereço completo da sua conta Yahoo ou Gmail e clique em AVANÇAR, para prosseguir.
FIG – D


Preencha os campos POP3 e SMTP, conforme vê na figura ao lado.

Se a conta é Gmail, os endereços são estes abaixo:

Servidor de entrada:
pop.gmail.com

Servidor de saída:
smtp.gmail.com

Clique em AVANÇAR, para prosseguir.
FIG – E

Supondo que a sua conta de e-mail seja fulano@yahoo.com.br, a sua ID (ou login)   é apenas o primeiro nome do conjunto (fulano), sem o complemento "@yahoo.com.br" ou "@gmail.com". Portanto, no campo "Nome da conta", digite a apenas esse primeiro nome (fulano), sempre com letras minúsculas.

Aplique o mesmo procedimento se a conta for Gmail.

No campo "Senha", digite a que você criou quando inscreveu-se no Yahoo ou no Gmail.

Marque o quadrinho de “Lembrar senha” e mantenha DESMARCADO o quadrículo de "Fazer logon usando autenticação, etc.)

Clique em AVANÇAR, para prosseguir.

FIG – F

Clique em CONCLUIR   para fechar a tela.

FIG. – G

Voltará a aparecer  a tela "Contas na Internet", e a conta que você acabou de configurar deverá aparecer já selecionada.

Clique em “Definir como padrão” (vide seta 1), para você nunca mais precisar trocar de endereço de e-mail quando trocar de provedor de Internet.

Clique em “Propriedades” (vide seta 2).

FIG. – H

No campo indicado   pela seta 1, digite um nome qualquer à sua escolha.  Este nome aparecerá na relação de contas do seu Outlook Express, e não no cabeçalho das mensagens que você enviar. Serve apenas para você identificar melhor a conta de e-mail, caso tenha muitas.

No campo indicado pela seta 2, marque o quadradinho de "Incluir esta conta etc...".

Em seguida, clique  na aba SERVIDORES, indicada pela seta 3

FIG. – I

Se o campo "Lembrar senha", que fica logo abaixo do campo "senha", não estiver   marcado, marque-o

Marque o quadrículo indicado pela seta 1.

Em seguida, clique  em CONFIGURAÇÕES (seta 2)

FIG. - J

Marque a bolinha   de "Fazer logon usando..."

No campo "Nome da Conta", digite apenas a  sua ID, sem o complemento @yahoo.com.br  ou @gmail.com

No campo "Senha", digite a que você criou quando inscreveu-se no Yahoo ou no Gmail.

Clique em OK, para fechar a telinha e voltar às abas de Propriedades.

FIG. – K

Finalmente, encerrando esta 1ª fase das configurações...

1º) — Clique na aba AVANÇADO.

2º) —SIGA RIGOROSAMENTE A ORDEM DOS PASSOS SEGUINTES:

3º) — Primeiramente (SETA 1), marque a caixinha (a de cima) de “Este servidor requer uma conexão de segurança” (clique dentro dela) e, logo acima, no campo de "Emails de saída SMTP", (SETA 2) apague o número que está lá e digite 465.

4º) — Em seguida, marque a caixinha de baixo (SETA 3), clicando dentro dela, e verá que um novo número (995) vai aparecer automaticamente no campo "Email de entrada POP3". Não altere esse número.

5º) — Mais abaixo, em "Tempo limite para o servidor", clique no cursor de tempo (SETA 4) e, mantendo a tecla do mouse pressionada, arraste o cursos até o limite final da direita, para estabelecer o tempo limite de 5 minutos de espera.

Não marque mais nada. Vá ao final da tela e clique em APLICAR e em OK. Feche a tela anterior clicando também em FECHAR.

FIG. – L

Pronto! A sua conta Yahoo ou Gmail, nesta 1ª fase de configurações,  está configurada corretamente no Express. Agora,  para enviar ou receber mensagens  da conta Yahoo ou Gmail, você não precisa mais ir ao site de ambos ou outro site onde você tem conta (desde que a tenha configurado no Express, segundo as instruções fornecidas pelo provedor ou servidor), Tendo marcado a conta para ser conta-padrão no Express, também não mais precisará mudar de endereço de e-mail todas as vezes em que mudar de provedor de acesso. Basta ter a conta de e-mail Yahoo configurada corretamente no seu Outlook Express.

Mas, antes de pôr o Express em ação, você precisa configurar a conta de e-mail  nas OPÇÕES do  aplicativo, ou seja, fazer algumas marcações  nas abas de OPÇÕES, para a conta funcionar bem, e você poder enviar mensagens por esta conta, via Outlook Express, estando conectado à Internet por qualquer provedor de acesso.

Veremos como fazer isso na próxima página.



Caso você tenha ainda alguma dúvida, digite-a no formulário "Fale com o Net 7 Mares", visto mais abaixo; senão...

CLIQUE AQUI, para entrar na próxima página, onde estão as
instruções de configuração (CONTINUAÇÃO).