senha solucao


Que tal ter uma senha para cada site, sem precisar decorar nenhuma delas?
Que bom; né? Por aí, a gente se livra daquele problemão de ter uma mesma senha para tudo, vez que, se o hacker descobre a sua senha, terá acesso a todos os sites onde você tem cadastro.

E que tal se essas senhas diferentes resultarem numa coisa impronunciável, uma palavra absurda que não existe em dicionário algum? Melhor ainda, né?

Mas como é essa coisa, que é o benefício principal, de a gente não precisar decorar nenhuma delas?

Vamos lá...

Você não precisará memorizar nenhuma das senhas, mas terá que memorizar duas palavras; apenas duas palavras. A partir dessas duas palavras, chamadas palavras-bases, é que você montará a senha, tomando por base o nome do site. Vez que não existem sites de nome iguais, você terá então uma senha diferente para cada site. Calma! Vou explicar no passo-a-passo abaixo:

1) — Crie 2 palavras de 5 letras cada uma, de modo que não haja repetição de letras em ambas as palavras, e haja 4 vogais (duas na palavra de cima, e duas na de baixo, sem repetição delas). Vejamos um exemplo:

T E L A M
V I R U S

OBS.: observe que uma palavra fica embaixo da outra, de modo que cada letra tem uma letra oposta, ou seja, o T é oposto ao V e vice-versa; o E é oposto ao I tal como o I é oposto ao E; e assim com as demais. Observe também que as vogais (E, A, I, U) tem opostos também vogais, tanto quanto as consoantes (T, L, M, V, R, S) tem opostos igualmente consoantes.

2) — Vejamos um exemplo errado de palavras-bases

B E S T A
U O L S I

Por que o exemplo acima é um exemplo errado? Porque...

a) - Há consoante (B) fazendo oposição com vogal (U).

b) - Há letra repetida (S em BESTA, e S em UOLSI).

3) — Fiquemos então com o exemplo correto do passo 1: TELAM / VIRUS

4) — Vejamos agora um site onde você quer inscrever-se: blogger

5) — É desse nome "blogger", ou seja, do nome do site, é que você criará a senha. Como? Muito simples:

a) - Escreva o nome do site (blogger).

b) - Verifique no nome do site (blogger), letra por letra, se existem letras que estejam presentes também nas palavras-bases.
T E L A M
V I R U S

Vejamos: o "b" não está presente em nenhuma das duas palavras-base. Neste caso, repita o "b", que será então a primeira letra da sua senha:

b (1ª letra da senha)

A 2ª letra do nome do site é a "L", e observe que ela está presente numa das palavras-bases (TELAM). Neste caso, a 2ª letra da sua senha será o oposto do "L", que é a letra "R". Observe que a letra oposta pode estar em cima ou embaixo.

Eis que temos até então os 2 primeiros caracteres da sua senha: br

A letra seguinte no nome "blogger" é a letra "o". Como o "o" não está presente nas palvras-bases, ela será repetida na senha que está sendo formada. Teremos então o 3º caracatere da senha, que ficará, por enquanto, assim: bro

Prossiga nesse andamento, trocando por letra oposta aquelas que estão presentes nas duas palavras-bases, e repetindo as que não estão presente, e verá que o resultado disso será uma senha impossível de ser descoberta. Veja como ficará a senha:

broggil

Observe que você só tem que memorizar aquelas duas palavras-bases — no caso presente, temos estas: TELAM / VIRUS — e, a partir delas, tomando por base o nome do site, é que formaremos a senha.

Agora, usando esse método de criação de senha, veja se consegue formar senha para o site OI.

Observe que o site tem apenas 2 letras. Teremos então:

O "O" do OI não está presente em nenhuma das palavras-base. Neste caso, repetimos a letra "O":

A letra "I" do "OI" está presente numa das palavras-base. Usaremos então a letra oposta, que é a letra E. Teremos então:

oe

Terminou? NÃO, porque a esmagadora maioria dos sites exige senha de, pelo menos, 8 caracteres. O que fazer então? Fácil. Complete esse "oe" com os 3 últimos algarismos do seu CPF (sem contar com o dígito verificador). Assim, se o seu CPF é 123.456.789-0, despreze o zero e use o 789 para completar a senha. Se, ainda assim, a quantidade de caracteres estiver abaixo daquela exigida pelo site, siga completando sempre com os 3 últimos caracteres do seu CPF, sem o dígito verificador. 

Neste caso, se o nome do site é "OI", a sua senha será: oe789789.

Está achando tudo muito complicado? Então, resta a última solução: baixar o SUPERARQ3 e guardar todas as suas senhas no programa. Aí vai o endereço para o download. (Clique e aguarde alguns segundo para a abertura da tela de download):
https://sourceforge.net/projects/superarq3/files/latest/download?source=files

Agora, mãos à obra! Percorra os sites onde você tem cadastro com login e senha e trate de alterar a senha em cada um deles, usando o método aqui ensinado, ou guardando as senhas no SUPERARQ3. O login (nome de usuário) não precisa ser alterado, e pode ser o mesmo em todos os sites, exceto naqueles em que o login é o endereço de e-mail.

BOA SORTE!


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Fale com Net 7 Mares e, caso queira resposta, assine com o seu endereço de e-mail. O seu texto e endereço de e-mail serão lidos por mim, mas, para evitar a publicação do seu e-mail no blog, não serão aprovados.