DOMINO POETICO



DOMINÓ POÉTICO


1 - Apresentação

O Dominó Poético, criado por Net 7 Mares, segue princípio parecido com o do
Dominó tradicional. Vejamos as diferenças entre as duas
modalidades:


DOMINÓ TRADICIONAL

DOMINÓ POÉTICO

É jogado com peças, chamadas de pedras.
Cada pedra tem duas seções (rabichos), contendo pontos em cada rabicho > 

No jogo, cada jogador, na sua vez de jogar, coloca uma pedra, justaposta à última que foi colocada no tabuleiro (ou mesa), de modo que haja correspondência de pontos entre os rabichos:  

Em vez de jogar com pedras, os jogadores jogam com palavras, ou seja: a pedra terá, em vez de pontinhos, uma palavra qualquer.

 


Aqui, as pedras recebem o nome de pedras-palavras (simplificando, chamaremos de PP) e não têm aquela divisão em dois rabichos.

No jogo, cada jogador, na sua vez de jogar, coloca uma ou mais PP, justapostas à última PP que foi colocada, de modo a formar uma frase com sentido, ou que possa ter sentido, quando completada com outras palavras pelos jogadores que se seguem na ordem de jogadas. 

Exemplo, considerando tratar-se de confronto de duas duplas: Alfa e Bravo

— Jogador da equipe ALFA coloca no tabuleiro a peça > 


— Jogador da equipe BRAVO descarta as peças "Terra" e " Tem", completando e dando sentido à PP "Minha": 

— O outro jogador da da ALFA, dentre as PP que tem em mão, descarta uma ou mais peças no seguimento.

— Jogador seguinte, da BRAVO, idem.

E assim o jogo prossegue.



No Dominó tradicional, a linha de pedras pode ser quebrada, mudando de rumo a inteiro critério do jogador que estiver descartando a sua pedra.



No Dominó Poético, a quebra só
acontece quando a linha alcançar a métrica determinada, ou
imediatamente após ultrapassá-la.

Veja o exemplo na linha abaixo:




O jogo é apropriado para transcorrer tanto dentro de um grupo, quanto numa página ou portal literário. Os candidatos a jogar são agrupados em duplas, e as jogadas são feitas alternadamente entre os jogadores de cada uma das duplas. 

Desenvolvimento do jogo em grupo literário:
Como, a cada jogada feita, o tabuleiro é atualizado, não há necessidade de os jogadores estarem conectados à Internet durante o transcurso do jogo, podendo, inclusive, fazerem, sem pressa, as suas jogadas no modo off-line. Feita a jogada, o  administrador do jogo atualiza o tabuleiro e envia-o por e-mail aos participantes, para que possam examinar a nova situação do jogo.


Desenvolvimento do jogo em portal on line:
No modo on line, o jogo transcorre dentro de uma página, onde são exibidos: os ícones (figuras) de cada jogador, o tabuleiro e a relação de PP que cada jogador tem em mãos. Os movimentos que acontecem no tabuleiro são transmitidos para todos os jogadores, inclusive para eventuais assistentes que queiram acompanhar as jogadas, tal como acontece em sites de jogos on line (Canastra, poker, etc.). O jogo acontece, então, ao vivo.

Na página seguinte — clique na seta — veremos as regras do Dominó Poético, nos seus 13 itens.



-->

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Fale com Net 7 Mares e, caso queira resposta, assine com o seu endereço de e-mail. O seu texto e endereço de e-mail serão lidos por mim, mas, para evitar a publicação do seu e-mail no blog, não serão aprovados.